Nícolas Fausto Ribeiro, 01 de fevereiro de 2024
Campina Grande, Paraíba, Brasil
Vídeo explicativo no canal do YouTube:
Introdução
A presente análise lógico-dedutiva matemática consiste em uma observação de um caso especial do famoso Teorema de Pitágoras, este com o seguinte enunciado: “O quadrado da medida da hipotenusa de um triângulo retângulo é igual à soma dos quadrados dos seus catetos”. O desenvolvimento de uma fórmula especial envolve a multiplicidade entre os catetos, com o objetivo de otimizar o cálculo e simplificar o processo metodológico em exercícios ou em situações-problema.
- Teorema de Pitágoras
Possui como equação geral a² + b² = c², sendo a, b os catetos e c a hipotenusa. A hipotenusa é, por definição, a medida do triângulo retângulo oposta ao ângulo reto, enquanto os dois catetos são perpendiculares entre si. - Intuição da fórmula especial com catetos múltiplos O caso inicial é presente no cálculo da diagonal de um quadrado de lado L; como o quadrado possui os quadro lados iguais, os catetos são iguais e assim a multiplicidade é igual a 1 (L / L = 1).
Colocando L² em evidência, é possível chegar a L²(1+1) = d². É possível perceber que o primeiro termo em parêntese é o próprio cateto, enquanto o segundo se refere ao outro cateto que forma o triângulo, dessa vez sendo iguais entre si.
Com a técnica de fatoração por fator comum, generaliza-se esse padrão ao
considerar c e cx como catetos, sendo x o multiplicador do cateto “primitivo” c, com 𝑥 ≥ 1, 𝑥 ∈ 𝑁. Assim,
Exemplo 1(vídeo retirado da conta do Instagram nickisotopes, criada pelo autor Nícolas F. Ribeiro):
Exemplo 2:
5² + 10² = x² –> Forma convencional: x² = 125, x = 5√5 / Forma prática: x = 5√(1 + 2²) -> x = 5√5
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3. Conclusões
–> Fórmula desenvolvida: hipotenusa = c√1 + 𝑞², c = cateto menor / q = razão
cateto maior/menor (exceção quando os catetos forem iguais)
–> Sendo os catetos números inteiros, a hipotenusa sempre será irracional.
O polinômio √(1 + q²) não é fatorável por números reais a não ser 1 e o próprio √(1 + q²).
Referências
- https://web.cs.ucla.edu/~klinger/dorene/math1.htm
Bill Casselman, The babylonian tablete Plimpton 322.
https://personal.math.ubc.ca/~cass/courses/m446-03/pl322/pl322.htm
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